Neurocitólise (destruição de células nervosas) - traduction vers russe
Diclib.com
Dictionnaire ChatGPT
Entrez un mot ou une phrase dans n'importe quelle langue 👆
Langue:     

Traduction et analyse de mots par intelligence artificielle ChatGPT

Sur cette page, vous pouvez obtenir une analyse détaillée d'un mot ou d'une phrase, réalisée à l'aide de la meilleure technologie d'intelligence artificielle à ce jour:

  • comment le mot est utilisé
  • fréquence d'utilisation
  • il est utilisé plus souvent dans le discours oral ou écrit
  • options de traduction de mots
  • exemples d'utilisation (plusieurs phrases avec traduction)
  • étymologie

Neurocitólise (destruição de células nervosas) - traduction vers russe

Células nervosas; Células cerebrais

Neurocitólise (destruição de células nervosas)      
нейроцитолиз (разрушение нервных клеток)
armas de destruição em massa         
ARMA CAPAZ DE CAUSAR UM NÚMERO ELEVADO DE MORTOS NUMA ÚNICA UTILIZAÇÃO
Arma de destruição massiva; Armas de destruição massiva; Arma de destruição maciça; Armas de destruição maciça; Armas de destruição em massa; Super-arma
оружие массового уничтожения
leucócito         
  •  A hematopoiese humana.
CÉLULAS BRANCAS DO SANGUE
Glóbulo branco; Glóbulos brancos; Leucócitos; Glóbulos Brancos; Células imunes; Células brancas; Célula imune; Piócitos; Célula branca; Leocócitos
лейкоцит, белый кровяной шарик

Définition

ДЕ-ЮРЕ
[дэ, рэ], нареч., юр.
Юридически, формально (в отличие от де-факто).

Wikipédia

Célula nervosa

Célula nervosa ou célula neural é a unidade básica constitutiva do sistema nervoso.

Existem basicamente dois tipos celulares, os neurônios e as células Gliócitas ou Glias, com numerosas subdivisões em cada um desses tipos.

Os neurônios são células nervosas altamente especializadas na transmissão de informações e constituem apenas 10% das células do sistema nervoso. Extremamente sensíveis, são capazes de perceber as mínimas variações no ambiente, reagindo com uma alteração elétrica, que percorre sua membrana. Essa alteração elétrica é o impulso nervoso. Através de sinapses, os neurônios estabelecem conexões entre si, transmitindo, uns aos outros, os estímulos recebidos do ambiente e assim gerando uma reação em cadeia - à semelhança de linhas telegráficas -, através da qual as "mensagens" são transmitidas de uma parte do organismo para outra. Isso permite ao animal coordenar as suas ações.

Entre os neurônios existem as células da glia, que constituem 90% do sistema e sustentam os neurônios. Possuem uma forma estrelada e numerosos prolongamentos ramificados que envolvem as diferentes estruturas do tecido nervoso. Descritas há mais de 150 anos, as células gliais eram consideradas, até recentemente, como meras células de suporte, passivas e à margem do funcionamento do sistema. No entanto, a partir da década de 1990, o avanço das neurociências resultou em uma importante mudança de paradigma com referência à função e ao papel dessas células na fisiologia e na patologia neurais. Descobriu-se, por exemplo, que células gliais são excitáveis e se comunicam química e eletricamente com outras células. Descobriu-se também que são células-tronco, podendo gerar diferentes tipos celulares. Ademais, há evidências de que as células gliais estão intimamente envolvidas no controle da atividade neuronial e da retransmissão sináptica.